Conduta Retangular

Troço Recto

Conduta rectangular, esta peça pode ser reforçada através de “vincos” transversais de forma a reduzir eventuais vibrações induzidas por elevadas velocidades do escoamento. A pensar nas condutas de maiores secções, está também disponível a aplicação de elementos de reforço também conhecido por tirantes ou “Tie-rod”, do tipo simples ou cruzado, de forma a conferir à conduta uma maior integridade estrutural. A ligação transversal entre peças poderá ser realizada através de Calha C ou perfil MEZ.

 

Comprimentos standard:

– Com ligação transversal do tipo MEZ20 aplicado: 1500 mm

– Com ligação transversal do tipo MEZ30 aplicado: 1500 mm

– Com ligação transversal do tipo Calha C: 1474 mm

tr tr1

 

Curvas

Conduta em forma de curva fabricada com ângulos standard de 30º, 45º e 90º com a possibilidade de reforço do tipo “vinco”bico de diamante. A pensar nas condutas de maiores secções, está também disponível a aplicação de “Tie-rod” do tipo simples ou cruzado de forma a conferir à conduta uma maior integridade estrutural. A ligação transversal entre peças poderá ser realizada através de Calha C ou perfil MEZ.

Curva 45º
Curva 45º
Curva 90º
Curva 90º

 

Pescoço de Cavalo

Peça especialmente pensada para criar desníveis ou desvios ao longo do sistema de condutas, esta peça pode ser reforçada através de “vincos” de diamante com a possibilidade de aplicação de “Tie-rod” do tipo simples ou cruzado. A ligação transversal entre peças poderá ser realizada em Calha C ou perfil MEZ.

pc pc1

 

Transformação Retangular

Conduta que permite a transformação das medidas entre condutas com secções diferentes. A transformação pode ser reforçada com o sistema de “vincos” de diamante e com a possibilidade de reforço através de “Tie-rod” do tipo simples ou cruzado. A ligação transversal entre peças poderá ser realizada através de Calha C ou perfil MEZ.

rc2rc

 

 

 

 

 

O “T” permite a união numa única de diversos ramais, sejam estes de insuflação ou retorno/extracção. A aplicação de pás-guia é uma opção de forma a reduzir a formação de vórtices que não são mais que perdas de energia (perda de carga). A aplicação de deflectores torna-se mais relevante no caso da insuflação. A conduta pode ser reforçada por “vincos” de diamante, com a possibilidade de utilização de “Tie-rod” para peças de maiores dimensões. As ligações transversais disponíveis são através de calha C ou perfil MEZ.

te tee

 

 

 

 

 

Transformação de Secção Rectangular para Secção circular (OG)

Também conhecida por “transformação quadrado/redondo” ou “OG” é uma peça frequente num sistema de condutas. A ligação transversal entre peças pode ser realizada através de Calha C ou perfil MEZ. A configuração desta peça bem como a transformação rectangular, podem assumir diversas formas dependendo dos requisitos apresentados pelo cliente. A forma apresentada na figura é a mais frequente e é designada por concêntrica.

og og1

 

Sapata

A sapata é uma peça que permite a efectuar a ligação/transição de uma conduta circular para uma secção rectangular. Do lado da secção rectangular pode-se ligar um ramal de condutas rectangulares para tal a ligação poderá ser realizada através de calha C ou perfil MEZ. Talvez mais frequente, a sapata permite a ligação de uma conduta rectangular a elementos de difusão (grelhas ou difusores). Neste caso a sapata poderá ser fabricada, no lado da secção rectangular, com abas quinadas para fora ou dentro servindo estas de elemento de ajuste e eventualmente de fixação.

spt spt1

 

Pleno

O pleno ou caixa difusora é uma peça que como o próprio nome sugere destina-se a efectuar a ligação entre o sistema de condutas e o elemento de difusão propriamente dito, seja este uma grelha ou um difusor. Existem essencialmente dois tipos de plenos, o circular e o rectangular. A configuração do pleno dependerá das especificações apresentadas pelo cliente.

A ligação da conduta ao pleno pode ser realizada de forma directa ou através de tubo semi-rígido ou manga flexível permitindo desta forma uma maior flexibilidade na instalação ou montagem.

pl

 

O pleno circular serve o mesmo propósito que o rectangular mas está mais focado para realizar a ligação a difusores circulares.

plc

 

Registo Rectangular

Peça em conduta reforçada com ligação transversal em calha C ou perfil MEZ, destina-se a regular o caudal de passagem na conduta. A actuação do registo é manual.

rg

 

 

Unsupported Browser

Unfortunately your browser is not supported.

It is highly recommended that you upgrade to a modern browser such as the latest versions of Google Chrome, Firefox or Internet Explorer.